Quantidade de Páginas visitadas

A origem do nome do Colégio


Joana Gurski, nasceu na localidade de Taquarova, em Araucária, no dia 18 de agosto de 1929. Filha dos agricultores joão Burkot e Anna burkot, sendo a quarta filha, de 12 filhos, do casal.

Estudou na Escola de Taquarova até a 4 série, com o professor José Wachowicz.

Começou a trabalhar cedo para ajudar na renda familiar que era retirada dos serviços da agricultura.

Casou-se com Sr. José Gurski na localidade de São Miguel, no dia 26 de julho de 1950. Teve 10 filhos sendo 4 mulheres: Terezinha,Maria, Genoveva e Lúcia _ todas professoras e 6 homens: Francisco, Adão, Ladislau e Tadeu _ agricultores, Vicente- Jornalista e Albino_ administrador de empresa. E teve 12 netos.

Dedicou sua vida a família, a agricultura e a comunidade, sempre incentivando a não medindo esforços, principalmente para que se construísse a 1 escola na comunidade, porque os filhos e a comunidade estavam crescendo e as escolas existentes eram distantes dali. Então tiveram a oportunidade de conhecer, na época, o Deputado Mario Faraco o qual propôs que fosse feito um abaixo assinado pedindo a instalação de uma escola na comunidade. Junto com o prefeito Ignácio Kampa fez se o pedido em 1950 ao Governador Moises Lupion que aprovou a proposta . Em 1960, a primeira Escola Estadual São José do Rio Verde Acima, foi construída e inaugurada em 6 de junho do mesmo ano. Durante a construção da escola, joana fazia e oferecia almoço para os carpinteiros. Após pronta, foram em busca da professora Durvalina, que veio assumir e residir na escola, foi feita com estrutura para moradia.

Preocupada sempre com o melhor para a comunidade e sua família, incentivava a todos para que se empenhassem e construíssem uma sociedade ao lado de escola onde pudessem ter momentos de lazer. Depois de construída, durante muitas gestões, ela e seu esposo presidiram a sociedade e a Escola promovendo muitas festas e bailes.

Joana Gurski, viveu na comunidade de Rio Verde Acima desde 1951. Pelos lugares onde passou será sempre lembrada com muita saudade por todos aqueles que tiveram a feliz oportunidade de compartilhar de sua amizade, ternura e alegria de viver. Vítima de câncer, faleceu em 10 de junho de 1992, aos 62 anos, em Araucária.

A escolha do nome foi indicação da comunidade local, pela história de vida da patrona, devido à sua dedicação a comunidade e apoio dedo à Educação.


Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito